(+351) 917 441 629

TESTEMUNHOS
Trabalho de campo
Em 2016 tive a sorte e a felicidade de conhecer uma colega Pedagoga. Estaria a iniciar o seu projeto de vida e como acredita no potencial da Arte-Terapia houve a iniciativa de encaminhamento dos seus alunos a realizar sessões de Arte-Terapia.Tem sido muito enriquecedor, com as suas competências desenvolvidas na área da deficiência inteletual e nas dificuldades de aprendizagem em crianças e jovens tem sido uma mais valia no meu trabalho diário em complemento com outras áreas. Assim, fui pedindo aos pais ou jovens para que dessem os seus testemunhos a fim de fechar devidamente o meu trabalho com aquela criança ou jovem. Seguem abaixo.
*CADA TESTEMUNHO SALVAGUARDA A IDENTIDADE DA CRIANÇA OU PRÉ-ADOLESCENTE

ARTE-TERAPIA BREVE VIVENCIAL POLIMODAL
"Lura" 8 anos
A experiência da Lura nos ateliers, que decorreram entre Dezembro de 2016 e Julho de 2017, foi de extrema importância para o seu auto-conhecimento e aumento da sua auto-estima. Os exercícios propostos para além de contribuírem para que a Lura pudesse olhar para si própria sobre um novo olhar, implicaram o envolvimento da família, o que fez com que a Lura tivesse os pais e os irmãos a 'olhar' somente para ela. Esse 'tempo' de exclusividade revelou-se muito importante. Além disso a própria terapeuta, indiretamente fez-nos ver, enquanto pais, que é mesmo fundamental proporcionar esse tempo à nossa filha. Assim o que nos parece é que foi uma experiência gratificante para a Lura, os laços afetivos que construiu com a arte-terapeuta foram importantes e reveladores de que a terapeuta mereceu toda a confiança da Lura.
A razão que nos levou, enquanto pais, a que a Lura não continuasse com a Arte-Terapia deveu-se ao facto de, após uma consulta com a sua pedopsiquiatra a mesma confirmar que seria muito importante a Lura ser acompanhada numa consulta semanal em Psicologia Clínica.
Além da pedopsiquiatra também a arte-terapeuta deu a indicação de que a Lura deveria passar mais tempo com a mãe.
Estamos a seguir esse plano à risca!!
ARTE-TERAPIA VIVENCIAL GRUPAL
"Salvador" 10 anos
Aqui deixo o meu testemunho.
Desde já, quero agradecer-lhe por este percurso em que acompanhou o Salvador. Para ele foi uma mais valia para se preparar para o futuro e também para conseguir resolver alguns obstáculos do presente e do passado. Nota-se que ele cresceu a todos os níveis durante o decorrer do percurso. Conseguindo assim gerir melhor os seus sentimentos e emoções, de forma a lidar mais facilmente com eles.
.png)

ARTE-TERAPIA VIVENCIAL
"Jimin" 14 anos
A Arte-Terapia faz-me acreditar que há dias bons e maus e faz-me sentir bem. Ela traz-me paz, confiança em mim, pensar na vida e conhecer a realidade das coisas. Ajuda-me imenso. A Arte-Terapia faz-me pensar e sentir que não podemos desistir, pois temos um sonho por cumprir. E não estamos programados para desistir. A Arte-Terapia faz-me sentir eu mesma. E para avançar na vida passamos por momentos complicados que no futuro já conseguimos controlar e perceber. E que amanhã é outro dia e que temos de lutar todos os dias, seja as dificuldades que tivermos.
(Testemunho na 1ª pessoa)
ARTE-TERAPIA VIVENCIAL BREVE
"Chiiro" 11 anos
A Arte-Terapia para mim foi uma forma que encontrei para poder me expressar de uma maneira diferente. Falar com a terapeuta Catarina ajudou-me no caminho da descoberta do meu Eu interior e, ao passar por cada sessão, sentia-me mais confiante das minhas capacidades.
(Testemunho na 1ª pessoa)
.png)

ARTE-TERAPIA VIVENCIAL POTENCIAL
"Luke Skywalker" 9 anos
Foi a melhor coisa que poderia ter feito pelo meu filho. Sinto que ele cresceu muito. Agora sinto que ele sabe lidar com o que está a sentir. Vou contar uma história: em 2019 o meu cão morreu e o meu filho nunca falou disso. Dias depois encontrei vários desenhos sobre esta situação. Fiquei feliz!
A Arte-Terapia fez com que o meu filho tivesse consciência do que está a sentir e a fazer. Consegue (expressar-se através dos desenhos) o que está a sentir. Neste momento está mais tranquilo e inteligente emocionalmente.
20/02/2020
ARTE-TERAPIA VIVENCIAL (EXPRESSIVA)
"Great king" 12 anos
O meu filho tinha muita dificuldade de se expressar a nível sentimental, principalmente nunca pedia desculpa por nada, agora cresceu como criança responsável, aprendeu a respeitar e a ouvir os outros. Principalmente, quando sabe que tem de pedir desculpa e não se sentir mal por isso.
Ensinou a comunicar com mais confiança em si mesmo e a conviver com os outros aprendendo a respeitar os outros e a si mesmo.
04/09/2019
